O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Nogueira fica situado na periferia de Braga, composto por 8 Jardins de Infância, 6 Escolas do 1º Ciclo, 2 Escolas do 1º Ciclo com Jardim de Infância e uma Escola EB2,3.

BEM-VINDO

BEM-VINDO AOS AMIGOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NOGUEIRA, BRAGA

Pesquisar neste blogue

Histórias da Terra e do Mar - de Sophia de Mello Breyner Andresen


Por Olívia Marques (AAAEN)

para a turma do 8º D

O livro é formado por cinco contos que a Autora destinou a um público jovem. Todos eles primam pela qualidade literária e pelo rigor e beleza da linguagem. Das mensagens sobressai a intenção exemplar.

A “ História da Gata Borralheira” é uma réplica do conto tradicional “A Gata Borralheira” em que a personagem principal cede aos apelos das aparências e da mentira e acaba por pagar com a morte essa veleidade . A moral desta história assenta na sabedoria popular: “Quem tudo quer tudo perde”.

Também no conto “Saga” a personagem para poder perseguir o sonho de ser marinheiro foge num navio, deixando a Terra Natal e a Família. Acaba por vencer na vida, viajar por todo o mundo e enriquecer, mas a saudade da terra e da família não o deixa ser feliz. Escreve à mãe pedindo para ser recebido, mas o pai recusa-lhe o perdão. Afinal o seu sucesso perde todo o significado e ele acaba por morrer cheio de nostalgia, longe da terra e da família onde se enraíza a sua identidade.

Todos os contos de Sophia de Mello privilegiam a supremacia do bem sobre o mal, relatam sentimentos do dia-a-dia como a tristeza, a felicidade, o medo e a saudade, ajudando o leitor a construir a sua personalidade sobre alicerces sólidos.

O Mar é um dos conceitos-chave na criação literária de Sophia de Melo Breyner: "Desde a orla do mar/ Onde tudo começou intacto no primeiro dia de mim".[8] O efeito literário da inspiração no Mar pode se observar em vários poemas, como, por exemplo, "Homens à beira-mar" ou "Mulheres à beira-mar"…

Sophia de Mello foi sempre apaixonada pelo mar porque este representa, para ela, a limpidez, a perfeição e uma forma de se sentir em comunhão com a Natureza.

A temática do mar percorre toda a sua obra, tanto na prosa como na poesia.

Sofia de Melo Breyner Andresen[1] (Porto, 6 de Novembro de 1919 — Lisboa, 2 de Julho de 2004) foi uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário